segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por trás de uma música


      Sabe aquela música que faz você parecer que não há nada envolta, parecendo que você está em outro mundo? Você já parou pra pensar o que o compositor, o instrumentista pensou quando vazia ela?
Na maioria das vezes eles não pensam nela do mesmo jeito que você imagina. Em grande parte a música não significa nada pra ele, e ele mesmo não acreditava que ela iria fazer sucesso.
Um bom compositor consegue escrever sobre os fatos do dia-a-dia, com sensibilidade. Ele é, em geral, um grande observador. Os instrumentistas agregam a música a melodia, aquele som que toca a sua alma, que faz você flutuar.
Mas boas composições não são feitas se trancando no quarto e escrevendo até sair algo bom. São feitas quando menos se espera, como num ponto de ônibus, em uma aula chata ou em um belo dia ensolarado.
Mas nunca se sabe como a música irá ser no final, é como se fosse um filho, ela nasce, concertamos algo, arrumamos ali e aqui, auxiliamos, mas quando cresce tem vida própria, você não controla mais o rumo que ela tomou.